Blog da Hahn

Como higienizar suas joias de ouro e recuperar seu brilho

Um dos grandes problemas que ocorrem em nossas coleções de joias está relacionado à sua conservação. Os produtos à base de metal, em especial os de ouro, começam a perder o brilho com o tempo e torna-se imperativo tomar algumas medidas para higienizar suas joias de ouro, para permitir que durem por um longo tempo. 

A primeira coisa que vem à mente é procurar um joalheiro e pedir ajuda profissional. Na Hahn, somos especialistas no assunto e nossa recomendação é que você revise algumas alternativas antes dessa consulta. Isso ocorre porque, às vezes, as manchas são superficiais e podem ser removidas de maneira caseira e sem comprometer a integridade dos produtos.

Existem muitos fatores que podem acabar diminuindo a intensidade da beleza de nossas joias de ouro. O próprio pH das pessoas é um elemento prejudicial para a conservação delas. Portanto, não devemos ficar alarmados com a deterioração natural de nossas preciosas coleções.

De qualquer forma, a opacidade das joias é bem diferente da sujeira que elas podem apresentar. É importante esclarecer isso, pois o primeiro caso provavelmente precisará da ajuda de um profissional, enquanto o segundo pode ser resolvido com alguns pequenos truques caseiros.

A primeira coisa que você deve saber é que, dependendo do tipo de ouro, alguns métodos de limpeza são mais eficazes que outros. Além disso, eles não se deterioram da mesma maneira porque são ligas diferentes. Continue lendo e descubra sobre os diferentes tipos de ouro e como limpá-los do modo mais simples possível.

Ouro amarelo

É o primeiro que pensamos quando alguém fala sobre esse metal precioso. Esse tipo de ouro quase não precisa de cuidados já que não escurece, ao contrário de outros metais como a prata. Mesmo assim, se você quiser limpar suas joias de ouro amarelo, o ideal é levar a uma joalheria de confiança.

Ouro branco

O ouro branco é uma liga de ouro puro com outros metais brancos, como prata, paládio, níquel ou platina.Depois de um tempo, é possível que as joias de ouro branco percam o brilho original. Se isso acontecer, o indicado sempre é levá-las à joalheria para uma limpeza adequada.

Ouro rose

Este é outro dos tipos mais comuns desse metal, embora seja o menos popular. É fabricado em ouro fino de 24 quilates, prata e liga de cobre. Ao limpar suas jóias de ouro rosa, encontrará a mesma situação que o ouro amarelo, e para recuperar o brilho, você precisará levá-las à joalheria para serem polidas.

Limpando as joias com água e detergente

O detergente neutro ou o que você usa para louça é um produto eficaz para limpar suas joias em ouro amarelo, branco e rosa. Para fazer isso, basta seguir os seguintes passos:

  • Encha um recipiente com água morna e adicione uma tigela pequena do detergente escolhido;
  • Dissolva bem o detergente e mergulhe as joias por vários minutos, no máximo 15;
  • Esfregue em movimentos circulares com uma escova de cerdas se as joias estiverem muito sujas;
  • Enxágue com água limpa, seque com um pano e deixe em uma superfície plana até secar completamente.
  • Atenção! Quando a joia possuir gemas (pedras), é importante um cuidado especial na limpeza, já que esse procedimento pode provocar a perda do brilho.

Você conhece a nossa linha de brincos, colares, pulseiras e anéis?

A Linha Senses foi pensada e elaborada com muita sofisticação e delicadeza para despertar os seus sentimentos nos momentos mais especiais. É perfeita para qualquer ocasião, pois você mesmo personaliza suas peças, escolhendo a pedra que mais preferir, no modelo que mais lhe agradar!

Conheça algumas das peças disponíveis em nossa loja virtual.

Gostou? Compartilhe!
Newsletter

Cadastra-se gratuitamente e receba as nossas novidades e descontos exclusivos!