Blog da Hahn

Guia prático: como escolher óculos de sol de acordo com seu rosto e com as lentes

Às vezes, fica difícil escolher os óculos de sol corretos, pois há tanta variedade, não é mesmo? Por isso, a Hahn pensou em compilar essas dicas para você.

Cuidar dos nossos olhos é vital, pois eles são para a vida toda. Passamos muito tempo frente ao sol e os olhos podem sofrer com essa luz ultravioleta. Então, entenda como escolher o óculos de sol perfeito conforme lente e formato de rosto.

Pense no uso que vai dar a eles. 

Óculos de sol para uso geral não são iguais aos óculos para usos específicos. Pense em quais momentos você vai usá-lo: você quer um óculos que possa usar ao longo do ano? Você mora em uma área ensolarada ou passa muito tempo ao sol? Tudo isso ajuda muito na seleção dos modelos.

Escolha a categoria de filtro e de lentes apropriada.

Quando o uso que vamos dar a eles estiver definido, é hora de escolher um óculos de proteção com a categoria de filtro apropriada. As lentes de categoria 0 são lentes quase incolores e as de categoria 4 são muito escuras. É comum que os óculos de sol tenham uma categoria entre 2 e 3. 

Lembre-se de que uma categoria mais alta significa lentes mais escuras, mas não necessariamente maior proteção. Você deve estar ciente de que alguns filtros têm certas restrições. Por exemplo: as lentes de categoria 4 são muito escuras para dirigir e, portanto, não é permitido dirigir com um óculos dessa categoria.

Considere seriamente a compra de lentes polarizadas. Esse tipo de lente, devido à sua construção, oferece melhor contraste, definição e maior conforto, pois elimina a luz refletida e evita o brilho. Experimente um óculos com essas lentes para ver a diferença em sua ótica. A Hahn oferece essa opção. 😉

Outro tipo especialmente prático de lente é a lente fotocromática. Ela escurece quando exposta ao sol e clareia quando está na sombra. A cor da lente se ajusta automaticamente à luz que detecta. Assim, seus óculos de sol sempre terão a cor certa. É a opção ideal se você pretende usá-los durante todo o ano ou se pretende usá-los em áreas onde as condições de luz podem variar abruptamente.

Tamanho, forma e ajuste adequados.

É hora de observar a forma e o tamanho das lentes dos modelos: as mais largas e curvas oferecem maior proteção contra a luz que nos atinge refletida pelos lados. Verifique se o modelo que você optou se encaixa bem na área nasal, já que é nesse momento que o peso das lentes repousa enquanto usa o óculos. 

Observe também o grau de cobertura, se os cílios tocam as lentes ou se o óculos encosta na bochecha (não deveria) e em todos os pequenos detalhes que resultam no seu conforto. Porque de nada serve escolher o modelo mais bonito se você não se sentir confortável com ele.

E como escolher o óculos ideal para o seu tipo de rosto?

Para responder a essa pergunta, precisamos levar em consideração dois fatores principais: o formato do seu rosto e o tipo de gosto que você tem. Como o segundo é algo tão pessoal, não vamos nos concentrar nisso. Mas, no primeiro, seguem abaixo algumas dicas básicas para acertar os óculos mais adequados para você.

Rosto redondo

O objetivo é alongar visualmente o rosto, portanto, você deve optar por modelos de cores escuras. Nesses casos, os óculos mais apropriados para esse tipo de rosto são os de armação quadrada, pois conseguem diluir as linhas curvas que predominam, dando um efeito mais equilibrado.

Rosto quadrado

Esse tipo de rosto é caracterizado por uma testa larga, mandíbula comprida e queixo quadrado. Se é o seu caso, formas retangulares ou quadradas acentuadas sobrecarregam a face. Por esse motivo, a dica é escolher um óculos com lentes arredondadas, pois ajudará a suavizar as linhas retas que dominam seu rosto.

Rosto em forma de coração

Pessoas com queixo fino, mas maçãs do rosto e testa largas devem optar por óculos que compensem a assimetria da parte superior e inferior do rosto. Os designs com armações estreitas e arredondadas como os gatinho são perfeitos, pois suavizam os ângulos de seu rosto e dão um toque mais delicado.

Rosto oval

Quase todos os modelos se encaixam bem nesse tipo de rosto. Portanto, no seu caso, a escolha do modelo perfeito depende mais do seu gosto do que de qualquer outra coisa. Mas, se o seu rosto for muito alongado, um óculos de tamanho grande geralmente favorece muito, pois dá a sensação de “diminuir” o rosto.

Resumindo, o grande segredo é acertar na harmonia do seu rosto com o modelo que mais se encaixa com ele, além do cuidado com os tipos de lente e da aquisição do produto em uma óptica de confiança, já que não são todos os óculos que possuem a proteção ideal UV. Sem nunca esquecer de um item essencial: o conforto!

Conheça alguns óculos disponíveis em nossa loja virtual.

Gostou? Então compartilhe as dicas nas redes sociais!

Gostou? Compartilhe!
Newsletter

Cadastra-se gratuitamente e receba as nossas novidades e descontos exclusivos!